quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Gosto de me alimentar bem

Uma saladinha é sempre bem-vinda, principalmente quando você mesmo faz, pois tem a certeza dos cuidados no preparo e satisfação do seu paladar. Esta, para quem gosta de aipo, fica divina e é muito simples de fazer.



Frango cozido desfiado (sempre muito prático), pedacinhos de aipo, pedacinhos de maçã e maionese. Pronto! Você pode substituir a maionese por iogurte natural, se preferir, e para ficar mais refrescante, folhinhas de hortelã vão muito bem.

                              Faça a sua salada de frango com aipo e fique bem!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Aprendo coisas novas


Sempre gostei de abacate... batido com leite e açúcar. Picolé então, que delícia! Depois de experimentar algumas vezes a guacamole, virei fã. Além de ser muito saudável, é fácil de fazer.


Amasse bem o abacate com tomate, cebola, cebolinha e coentro, tudo picadinho. Coloque azeite (capriche), sal e limão. Se quiser colocar salsinha e um pouquinho de vinagre, tudo bem.



A guacamole em geral acompanha nachos e tortillas. Aqui, os meus nachos incrementados. Coloque sobre os nachos feijão mulato batido ou amassado (carregado no cominho), bacon em pedaços já tostadinho (faço no forno), tiras de filet mignon (se quiser), molho de tomate com pedaços e levemente apimentado, e queijo ralado grosso. Leve ao forno para derreter o queijo.



                                     Não é bom aprender coisas novas?!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Adoro criar

Sempre tenho frango cozido pronto para desfiar. Uso-o muito em saladas, sandwiches, panquecas e neste arroz de forno com legumes. Você pode usar os legumes que tiver e gostar, como por exemplo, tomate, pimentões, cebola, cenoura cozida, milho, ervilha, brócolis/espinafre cozidos, palmito, azeitona...  


Depois de refogar um pouco os legumes no azeite (também coloco temperos secos e sal), junte o frango desfiado (cozido em água e caldo de galinha). Coloque o arroz cozido (integral) e um pouco de molho de tomate.




Com tudo bem misturadinho, é hora de ir ao forno (médio por 30 min) em refratários untados e polvilhados com queijo ralado. Coloque um pouco de queijo também sobre a mistura.



                                  No fim, se quiser, enfeite com ovos cozidos.
                         

                                    Faça o seu, do seu jeito e bom apetite!


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dá liberdade


É muito bom saber fazer o que você gosta. Deu vontade de comer, você vai e faz. Camarão com chuchu, por exemplo, amo. Além do que, é muito fácil...


Cozinhe o chuchu em pedaços em água e sal. Refogue o camarão (eu uso o pré-cozido) no azeite e temperos (cebola, alho, salsa e sal). Junte o chuchu e ponha um pouco de molho de tomate. Passe para o refratário.
Para o molho branco, eu uso duas colheres de farinha de trigo para um copo de leite (misture bem) e vai ao fogo com um pouco de sal. Não uso manteiga, mas se quiser, pode colocar meia colher. Mexendo sempre, fogo baixo para médio. Quando começar a engrossar, coloque três colheres de queijo ralado e continue mexendo até ficar bem encorpado. Coloque sobre o camarão com chuchu. Salpique mais queijo ralado e forno médio por cerca de 30 min.

Agora é só se deliciar...



sábado, 25 de outubro de 2014

É mais saudável


Adoro quibe!  Além de prático e saudável, você pode fazê-lo de diferentes maneiras. Aqui eu fiz um quibe veggie, ou seja, ao invés de carne, usei cenoura ralada e mushroom refogado com caldo de galinha bem picadinho.




Vai também cebola, pimentões coloridos, tomate e hortelā, tudo picadinho, como de sempre. Há muito tempo que não uso trigo para quibe. Depois que descobri a quinoa, só faço quibe com quinoa. Ela é preparada da mesma forma que o arroz. Temperos (uso os secos) e água. Nāo esqueça do azeite e do sal. Coloque azeite também na travessa e leve o quibe para assar por cerca de 30 min, forno médio.


                                E pronto! Um quibe delicioso e muito saudável!