sexta-feira, 28 de novembro de 2014

É uma alegria para os olhos


       Este cuscuz com camarão é de comer com os olhos de tão bonitinho que fica!


Refoque pimentões picadinhos, tomate e cebola no azeite. Coloque os camarões temperados e refogue mais um pouco. Adicione milho e ervilhas.


Eu fiz uma quantidade que deu para quatro potinhos. Para isto coloque  uma xícara de água com meio tablete de caldo de camarão dissolvido. Adicione duas colheres de molho de tomate.
Quando a água estiver fervente, coloque  uma xícara e meia de farinha de milho aos poucos e mexa até que cozinhe.
Unte os pontinhos com azeite e enfeite com ovos cozidos em rodelas, ervilhas, salsinha/cebolinha. Coloque a massa ainda quente, pressione bem e desenforme quando estiver frio.


                        Não ficou uma fofura? Dá até peninha de comer...



terça-feira, 25 de novembro de 2014

Faço com carinho

   Gosta de peixe? Experimente fazer este prato, é muito fácil. Aqui usei tilápia...





Eu, que adoro pimentão, podendo eu uso. Pique pimentões vermelho, laranja e amarelo. Refoque-os no azeite. Depois, junte pedacinhos de tomate ou rodelinhas de tomate cereja.
                               Coloque a tilápia temperada e capriche no azeite.


Arrume os pimentões e os tomatinhos em cima da tilápia, mantenha o fogo baixo e deixe a panela semi-tampada para que ela cozinhe.


Coloque molho de tomate e cozinhe mais um pouco. Rapidinho estará pronto.


Sirva com folhinhas de coentro. Para acompanhar pode ser um arroz integral, ou purê de batata ou mesmo uma salada, como preferir!


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Deu vontade, eu faço

Nada melhor do que saber fazer o que você gosta de comer. Adoro Risoto, então tratei de aprender! 

Este é um prato versátil pois permite muitas variações.   Você pode  experimentar diferentes ingredientes de acordo com o seu paladar.    Eu gosto   de usar sempre dois, por ex. aqui utilizei  mushroom e  tomate seco, mas gosto muito de aspargos com camarão ou mushroom com camarão...  

Comece refogando os mushrooms no azeite com temperos (eu uso alho, cebola, sal e salsinha secos).


Depois, acrescente o arroz arbório (um copo), misture e coloque um copo de vinho branco seco.


Mantenha o fogo baixo e comece a regar com caldo de galinha (dissolva um tablete em   dois copos de água).   Mexa e espere que evapore.   Continue colocando uma a duas conchas de caldo, mexendo para que tudo se incorpore.


Coloque o tomate seco picadinho e  continue regando com o caldo,   mexendo delicadamente.


Quando o arroz estiver macio,  ponha   queijo muçarela (às vezes misturo com provolone). Hum, já está uma delícia!


                                               Agora é só curtir o seu risoto...


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Maravilhas precisam ser feitas


Quando experimentei o Pudim dos Deuses, alguns anos atrás, fiquei tão maravilhada que logo após o primeiro pedaço tratei de pegar a receita. Já foram muitos desde então... 


Ele é parecido com o pudim normal, mas é colocado no congelador. Anota aí como fazer esta maravilha! 

Faça o caramelo com cinco colheres de açúcar e, depois que derreter, coloque um pouco de água bem quente (eu já faço  direto na forma,  uso a colher de pau  para desfazer os torrões, fogo baixo e fico de olho). Ponha no congelador, coberto. Depois de congelado, cubra com uma mistura  de nove colheres de água e quatro colheres de achocolatado. Volta para o congelador.

Bata no  liquidificador uma lata  de leite condensado, duas medidas de leite  e três gemas  (guarde  as claras para depois) e 2 gotas de vanila, se quiser (eu não uso). Leve ao fogo   médio/baixo, não mexa  e espere começar a ferver. Retire do fogo e espere esfriar. 

Bata as claras em neve,  junte uma lata de creme de  leite  sem  soro, levemente, sem bater. Acrescente esta  mistura  ao  pudim,   revolvendo.  Coloque  na forma sobre as caldas e mantenha no congelador. 

Dica: quanto for desenformar, aqueça a forma sobre o fogão rapidamente.

Pronto! Espero que fiquem maravilhadas como eu!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dá vontade de petiscar



Às vezes dá uma vontade de comer  uma pastinha com torradinhas, uma mousse salgada, queijo brie com geléia... e creme de espinafre com nachos. Muito fácil!





Faça um molho branco. Para um copo de leite, dissolva duas colheres de farinha de trigo. Vai ao fogo médio para baixo, mexendo. 
Junte uma pitada de sal, e  no final,  quando já estiver  engrossando,  coloque três colheres de queijo parmesão  ralado.  Junte 1/3 de lata de creme de leite sem soro e o espinafre cozido picadinho. 
Para uma quantidade maior, por ex. um copo e meio de leite ou dois copos, ajuste a quantidade dos outros ingredientes. 

Espalhe muçarela ou outro queijo por cima e ponha no forno por 30 min até dourar bem.


       Agora e só mergulhar os nachos e se deliciar com este petisco gostoso!


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Adoro pratos novos

Esta receita ficou muito gostosa. Chama-se Fricassé de Frango. O meu primeiro.


Para um peito de frango grande, cozido e desfiado (eu já cozinho com temperos) , coloquei um pouco de milho, palmito e três colheres de molho de tomate.


No liquidificador, bata meia lata de creme de leite sem soro, com meia lata de milho, 4 colheres cheias de cream cheese (ou meio pote de requeijão), uma colher de queijo ralado e um pouco de água. Misture com o frango.


Ponha num refratário, coloque muçarela ralada ou fatiada. Vai no forno por mais ou menos 30 min.


                                       Depois de pronto, cubra com batata-palha.

                           
                           
                                         Me deliciando junto com uma saladinha!

sábado, 15 de novembro de 2014

É gratificante


Camarão com abóbora aqui em casa faz um sucesso! A satisfação é geral pois é um prato muito saboroso e  simples de fazer...



Eu costumo comprar o camarão limpo, pré-cozido e congelado. Depois de temperado por um tempinho, refogue-o no azeite. Coloque um pouco de leite de coco. Cozinhe um pouco e, se achar necessário, adicione uma ou duas colheres de farinha de trigo para engrossar e formar um creme leve. Coloque num refratário.


Cozinhe a abóbora na água. Para dar um gostinho a mais, coloque um pedacinho de caldo de galinha (tablete). Escorra, amasse e coloque o purê de abóbora sobre os camarões.


Para finalizar, cubra tudo com requeijão ou catupiry, o que preferir. Leve ao forno médio por cerca de 30 min até gratinar bem.


                                           Um pedacinho desta delícia! 


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Às vezes, faço arte

Muitas vezes quando estou cozinhando, me surpreendo com a beleza, com as cores e com a delicadeza dos pratos, principalmente com as sobremesas. Chego até a ficar com pena de comer... Este cheesecake de amoras, por ex. ficou uma obra de arte!


Eu usei uma forma bem pequena, mas vou passar a receita para uma forma grande de fundo removível. 


Faça a massa misturando um pacote de maizena triturado no liquidificador com três colheres de manteiga ou margarina. Espalhe a mistura no fundo da forma, faça furinhos com o garfo e a aqueça no forno médio por cerca de 15 min. 

Bata no liquidificador uma lata de leite condensado, uma de creme de leite, 8 colheres de ricota, 4 colheres de fetta cheese. Divida o recheio em duas partes. Numa metade, acrescente um pacote de gelatina sem sabor dissolvido em meio copo d'água e bata mais um pouco. Ponha sobre a massa e deixe na geladeira até firmar. Dissolva um pacote de gelatina de amora (se achar; eu fiz com uma que era misturada com framboesa) em 2 de copos d'água. Misture metade desta gelatina na outra parte do recheio e coloque sobre a primeira parte já firme.

Depois que o recheio de duas cores estiver pronto, coloque a metade da gelatina restante. Será a camadinha de gelatina pura.

Quando ela tiver endurecido, espalhe uma geléia de amora com as frutinhas (eu aqueci um pouquinho) em cima de tudo.



                                        Não ficou parecendo uma pintura!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Traz conforto


Nada melhor do que poder fazer uma massinha para o jantar e ficar com aquela sensação boa de satisfação... Além do que, fazer uma massinha é tão fácil que é impossível não preparar um prato saboroso rapidinho. Eis aqui um delicioso macarrão à putanesca. 


Enquanto o macarrão cozinha (eu uso spaghetti integral), refogue pimentões amarelo, vermelho e laranja picadinhos. Acrescente tomate. Depois junte uma lata de atum (ou anchova, o que preferir),  um pouco de alcaparras, de azeitona preta e molho de tomate. Por último, misture o macarrão e pronto!




                         Aqui eu fiz sem atum mesmo, também fica uma delícia.            
                                                        Experimente!


domingo, 9 de novembro de 2014

Me faz feliz

É muito interessante os sentimentos que as comidas despertam. Há o prazer do aroma, do visual, do sabor, das lembranças... e na confecção, principalmente na confecção... Este doce de banana então, é felicidade na certa!


Corte  4  bananas na   metade  ou em    rodelas, coloque  na panela,
acrescente  6 colheres de  açúcar e cubra   com  água.  Deixe  no fogo médio até a água evaporar e formar uma calda  (1h mais ou menos).   Perto  do  final,  coloque  o  suco de meia  laranja  (antes raspe   a casca para  usar  depois ).  Arrume  as bananas num refratário. 

Faça um creme com uma lata de leite condensado, um copo de leite com duas colheres de amido dissolvido, uma colher de manteiga ou margarina e duas gemas (guarde as claras). Mexa no fogo médio até engrossar. Coloque a mistura sobre as bananas. 







Bata as claras em neve, adicione duas colheres de açúcar e bata mais um pouco. Coloque  sobre a mistura e salpique as raspas da casca da laranja e ponha no forno para dourar por cerca de 20 min. Depois de 15 min, cheque para  ver o quão dourado você quer que fique.


                   Olha ela ali atrás, acompanhando uma tortinha de limão. 


                                  Mas esta felicidade vai ficar para outro post!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Posso adoçar a vida


Nada como um docinho de vez em quando... Este cheesecake com goiabada, simplesmente, e' divino!  Quando eu fiz esta torta pela primeira vez foi um fiasco porque coloquei a goiabada derretida quente sobre a mistura de queijo e a levei para um almoço distante 1h e meia da minha casa... Resultado, a parte de cima misturou com a debaixo, ficou tudo mole, triste... eu comi do jeito que estava, pois continuava muito gostosa. 


Para a massa, muito fácil: um pacote de biscoito de maizena triturado no liquidificador. Retire e coloque três colheres de manteiga ou margarina, misturando bem. Forre uma forma de aro removível grande, faça alguns furinhos com garfo e coloque no forno médio por 15 min.

Para o recheio: coloque no liquidificador uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite  pequena ou caixinha (sem soro), 8 colheres de ricota (400g), um pedaço de queijo minas curado (100g). Misture bem. Junte um pacote de gelatina em pó incolor dissolvida em meia xícara de água. Eu também coloco um pouco (1 colher) de gelatina de uva ou limão. Misture mais. Despeje o recheio sobre a massa e ponha na geladeira. Depois do susto que levei, sempre faço na véspera...

Para a cobertura: derreta uma lata de goiabada, junto com três colheres de amido de milho dissolvido em meio copo d'água. Coloque sobre o recheio já endurecido e mantenha na geladeira.

Esta receita dá para uma forma grande ou duas pequenas...



Impossível não ficar feliz depois de comer uma fatia deste doce! Experimente!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Adoro variar


Adoro fazer pratos  que permitem inúmeras variações e o risoto é um deles. Com arroz arbório, vinho branco seco, caldo de galinha e queijo você tem a base para acrescentar os mais variados ingredientes e fazer o risoto do seu jeito. Eu gosto de escolher dois... Desta vez, eu fiz um rosto de camarão e aspargos.




Antes de refogar os aspargos, eu os coloco, alguns minutinhos, no microondas, com água, para dar uma leve amolecida. Refogue os aspargos e os camarões no azeite com os temperinhos que gostar (eu uso alho, cebola, salsa e sal, desidratado). Reserve. Na mesma panela coloque o arroz, um copo de vinho branco seco e mantenha o fogo baixo. Quando o vinho evaporar, comece a colocar o caldo de galinha (um tablete dissovido em dois copos d'água) aos poucos, conforme ele vai sendo absorvido. Vai mexendo... Quando o arroz já estiver macio e restando pouco caldo para colocar, junte os aspargos e os camarões refogados. Quando estiver tudo bem incorporado e o caldo terminado, coloque o queijo. Aqui eu usei o parmesão ralado grosso, mas pode ser muçarela também.


Risoto de camarão e aspargo! Uma das mais variadas formas de fazer um risoto... faça o seu!